Definição – O que significa Outsourcing de Data Center (DCO)?
Terceirização de data center (DCO) é a alocação de todas ou partes das responsabilidades diárias de gerenciamento de servidores a um provedor de serviços terceirizado especializado. O DCO pode ser um contrato anual ou plurianual no qual o provedor de serviços do data center oferece serviços profissionais e de suporte ao produto para garantir que o data center do cliente funcione de forma eficiente. Terceirizar um data center permite que uma organização libere recursos, reduza e controle custos e acesse recursos não disponíveis internamente, como equipamentos, processos, especialização, espaço, energia e refrigeração.
Definirtec explica terceirização de data center (DCO)
As plataformas de dados e computação em constante mudança e a integração de várias funções exigem que as empresas implementem centros de dados flexíveis, capazes de acomodar todos esses requisitos. Isso, em termos de infraestrutura e medidas de suporte, pode ser um desafio para organizações sem capacidade.
O DCO permite que uma empresa concretize seu valor de negócios em potência e capacidade de computação econômica e pronta para uso, que pode ser personalizada para atender às necessidades de negócios da empresa, bem como acomodar quaisquer necessidades em mudança.
É importante avaliar os prestadores de serviços em termos de compromisso com a qualidade, competências comprovadas, preço, confidencialidade dos dados, adequação da tecnologia e escopo dos recursos; outras considerações incluem a localização geográfica do provedor, adequação cultural, reputação e referências.
Dependendo dos requisitos da empresa, várias opções de DCO estão disponíveis, a escolha das quais é influenciada pelo tamanho, localização, orçamento e estratégia de investimento. Algumas empresas preferem usar vários provedores de serviços e contratos mais curtos, além da terceirização para provedores locais, de preferência próximos uns dos outros ou no mesmo fuso horário.
As opções típicas de DCO incluem o seguinte:
- Co-localização: a organização aluga espaço, largura de banda, energia e mão de obra.
- Provedor de serviços gerenciados: O provedor supervisiona toda ou parte da infraestrutura de TI do cliente, reduzindo assim os requisitos de mão de obra.
- Provedores de hospedagem: A organização aluga os servidores e serviços associados cobrindo funções específicas, como e-mails, bancos de dados, armazenamento e e-commerce.
As vantagens da terceirização incluem:
- Equipamentos e custos operacionais reduzidos
- Custeio mensal previsível
- Flexibilidade para expandir a capacidade
- Capacidade de adotar novas tecnologias