Definição – O que significa Enterprise Application Outsourcing (EAO)?
Terceirização de aplicativos corporativos (EAO) é um dos vários termos relacionados à terceirização de certos aspectos de desenvolvimento de aplicativos, gerenciamento de processos de aplicativos, design e entrega de aplicativos. Alguns especialistas em TI consideram a terceirização de aplicativos como um serviço separado dos serviços de gerenciamento de aplicativos, pois o primeiro pode se referir a contratos de longo prazo para o ciclo de vida dos aplicativos. Os serviços relacionados podem incluir consultoria, integração de software e vários tipos de suporte.
Definirtec explica Enterprise Application Outsourcing (EAO)
O EAO pode funcionar de muitas maneiras. Os contratos podem ser anuais ou contínuos. Os serviços podem ser implementados no local do cliente ou fora do local no caso de software como serviço (SaaS) e designs relacionados. A propriedade do hardware e da estrutura de TI envolvida também difere. Em geral, o EAO permite que as empresas trabalhem menos na manutenção do software que usam para as operações diárias e permite transferir uma grande parte das cargas operacionais para fornecedores terceirizados.
Tudo isso ocorre no contexto de uma comunidade mais diversificada e altamente fragmentada de serviços de negócios relacionados à TI. Os modelos de computação em nuvem e SaaS mudaram o jogo e alteraram consideravelmente o cenário de negócios. A terceirização de aplicativos corporativos é uma daquelas opções que ultrapassa os limites do que as empresas podem fazer com parcerias estratégicas.