Terceirização

Definição – o que significa terceirização?

A terceirização é uma prática comercial na qual certas funções exigidas pela empresa são realizadas por terceiros com base em contrato, e não pelos funcionários da empresa. A terceirização é freqüentemente percebida como se referindo ao trabalho contratado sendo feito no exterior, mas se refere a todo o trabalho contratado. Muitas empresas terceirizam funções importantes, incluindo trabalho de TI, como forma de controlar custos.

Definirtec explica terceirização

A terceirização na indústria de TI costumava ser uma ocorrência rara devido a questões de segurança. No entanto, agora se tornou comum, pois o software de gerenciamento de projetos baseado na Web tornou o gerenciamento de trabalhadores contratados muito menos demorado. Tarefas relativamente monótonas, como entrada de dados, codificação básica e gerenciamento de clientes, são cada vez mais realizadas por trabalhadores contratados em países com custos trabalhistas mais baixos. As tarefas de nível superior ainda podem ser terceirizadas, mas é provável que o contratante esteja no mesmo país ou no exterior. Como acontece com qualquer tendência emergente, a terceirização tem prós e contras que a tornam um assunto controverso.

Os benefícios da terceirização podem ser muitos e variados dependendo da empresa, da economia, do tipo de negócio e dos serviços envolvidos. Geralmente, entretanto, a terceirização reduz o custo dos serviços, suprimentos e mão de obra. Uma empresa também pode obter maior eficiência terceirizando experiência operacional que seria muito difícil ou demorada para conduzir internamente.