Definição – O que significa Terceira Forma Normal (3NF)?
A terceira forma normal – ou 3NF – faz parte de um conjunto de conceitos para normalização de banco de dados que também inclui a primeira forma normal (1NF) e a segunda forma normal (2NF).
Essas ideias remontam ao cientista de dados Edgar Codd e seu trabalho na década de 1970 – trabalhando para a IBM, Codd criou esses conceitos para lidar com o trabalho de banco de dados relacional.
Definirtec explica a terceira forma normal (3NF)
Essas três “formas normais” ou normalizações tendem a confundir as pessoas que não são administradores de banco de dados profissionais ou matemáticos.
No entanto, aqui está uma maneira fácil e simples de pensar sobre a terceira forma normal, bem como as duas formas normais que a precedem.
Como você pode imaginar, assim como a complexidade dimensional, a primeira forma normal é muito básica em comparação com as formas que vêm depois dela. Isso também é válido para a segunda forma normal.
Aqui estão as definições básicas de cada um desses três conceitos sucessivos.
Primeira forma normal (1NF)
A primeira forma normal tem a ver simplesmente com a garantia de que cada campo de dados contenha um único valor, e não um valor composto ou vários valores.
Isso é bastante fácil de entender, olhando para um diagrama onde uma tabela de dados pode, por exemplo, ter os seguintes identificadores para o conteúdo da tabela – nome, número de telefone, estado e país, junto com uma chave primária que identifica o número do registro.
Para cumprir a primeira forma normal, você percorre toda a tabela e certifique-se de que nenhuma delas tenha valores múltiplos.
Segunda forma normal (2NF)
A ideia para a segunda forma normal não é tão direta ou simples.
A segunda forma normal é definida por especialistas como “eliminação de grupos repetidos” e “eliminação de quaisquer dependências parciais entre as relações de banco de dados”.
Se isso parece confuso, você também pode pensar no 2NF como uma tentativa de “reduzir o armazenamento de dados redundantes na memória”.
Por exemplo, se houver um registro em uma tabela identificando um determinado status para um usuário em uma tabela e for citado 100 vezes para 100 usuários diferentes, você não deseja armazenar todos esses valores redundantes separadamente.
Em vez disso, você deseja fazer referência ao status uma vez e adicioná-lo a essas 100 contas de usuário. Você não gostaria de armazenar a palavra “Administrador” em uma tabela de 100 administradores individuais diferentes. Simplesmente não é uma boa higiene de dados.
Portanto, ao passar para a conformidade com a segunda forma normal, você está reorganizando as relações da tabela para ter certeza de que são bastante independentes, a fim de atingir esse objetivo.
Terceira forma normal (3NF)
Agora, aqui está a definição da terceira forma normal:
“Uma relação está na terceira forma normal se não houver dependência transitiva para atributos não primários (e também está na segunda forma …)”
Aqui está a parte importante: nenhuma dependência transitiva para atributos não primos.
Além disso, em uma tabela compatível com 3NF, nenhum atributo de chave não primária possui relacionamentos transitivamente dependentes com a chave primária.
Novamente, isso tem a ver com as relações entre os itens em uma tabela de banco de dados, mas é mais complexo. Esta é uma maneira fácil de pensar sobre a terceira forma normal – ela garante que esses campos não terão anomalias com base nas alterações – inserções administrativas, atualizações e exclusões.
Pode-se dizer que ele preserva as transições de banco de dados sem perdas e que as dependências funcionais são eliminadas.
Portanto, em geral, é o processo de projetar sua tabela de dados da maneira certa, de modo que cada valor tenha independência e suas mudanças de procedimento não danifiquem outras partes de sua tabela de dados conforme você as executa.
Isso é algo bastante fácil de entender quando você analisa o uso de chaves candidatas e chaves primárias para criar bancos de dados dessa maneira.
Você também pode compreender as três formas normais em cascata em relação umas às outras – que a normalização prossegue de acordo com essas etapas.
Talvez um sistema seja compatível com a primeira forma normal, mas não com as outras duas.
No entanto, ele não será compatível apenas com a segunda ou terceira forma normal, devido à natureza de pré-requisito do conjunto.
Então é isso em poucas palavras – novamente, 3NF significa que várias partes do registro são independentes, de modo que as alterações não causam consequências indesejadas.
E isso significa ordenar os dados de maneira diferente nos designs de banco de dados relacional.