Terahertz

Um terahertz (THz) é uma unidade de medida de radiação electromagnética. Um THz é igual a um trilhão de hertz, ou mil gigahertz (GHz). As ondas terahertz também são por vezes referidas como raios T.

A radiação terahertz é uma radiação electromagnética com uma frequência entre 0,1 e 10 THz. Esta gama de frequências é geralmente dividida em três subfaixas:
– A subfaixa do infravermelho distante, entre 0,1 e 1 THz
– A subfaixa do infravermelho médio, entre 1 e 3 THz
– A subfaixa do ultravioleta distante, entre 3 e 10 THz

A radiação Terahertz cai entre microondas e radiação infravermelha no espectro eletromagnético. Tal como as microondas, as ondas terahertz são utilizadas em comunicações e aplicações de radar. No entanto, ao contrário das microondas, as ondas terahertz são capazes de penetrar em muitos materiais não condutores, tais como roupas, papel e madeira.
A imagem terahertz é um tipo de imagem médica que usa ondas terahertz para criar imagens do corpo humano. A imagem terahertz é não-ionizante e não requer o uso de raios X nocivos. A água terahertz é boa? Não há resposta definitiva para esta pergunta, pois a comunidade científica ainda está debatendo os potenciais benefícios e riscos da água terahertz. Alguns estudos têm sugerido que a água terahertz pode ter benefícios potenciais para a saúde, tais como a melhoria da hidratação e o aumento da proliferação celular. Contudo, outros estudos têm levantado preocupações sobre a segurança da água terahertz, particularmente em relação ao seu potencial para danificar o DNA. É necessária mais investigação para compreender completamente os potenciais benefícios e riscos da água terahertz.

Quem descobriu terahertz?

As ondas de terahertz foram descobertas pela primeira vez no final do século XIX pelo físico alemão Heinrich Rudolph Hertz. Contudo, só em meados do século 20 é que os cientistas começaram a explorar as potenciais aplicações destas ondas. Nos anos 60, o físico americano Gordon Gould começou a investigar a possibilidade de usar lasers para gerar e detectar ondas terahertz. O trabalho de Gould lançou as bases para o desenvolvimento da moderna tecnologia terahertz.

O que é material terahertz?

Materiais terahertz (THz) são materiais capazes de emitir, absorver, ou conduzir radiação terahertz (THz). Esta radiação também é por vezes referida como radiação submilimétrica, raios T, ou ondas T. Ela tem uma faixa de frequência de 0,1-10 THz, o que a coloca entre microondas e luz infravermelha no espectro eletromagnético.

Os materiais THz podem ser naturais ou feitos pelo homem. Os materiais de THz naturais incluem vapor de água, dióxido de carbono e nitrogênio. Os materiais de THz feitos pelo homem incluem semicondutores, metamateriais e lasers em cascata quântica.

Os semicondutores são o tipo mais comum de material em THz. Eles são feitos de materiais como germânio, silício e arsenieto de gálio. Os semicondutores THz podem ser usados para criar detectores de THz, emissores e guias de onda.

Os metamateriais são materiais estruturados artificialmente que têm propriedades que não são encontradas em materiais que ocorrem naturalmente. Eles podem ser usados para criar capas de THz, lentes e antenas.

Os lasers em cascata quântica são lasers semicondutores que utilizam efeitos mecânicos quânticos para gerar radiação THz. Eles são o tipo mais comum de emissor de THz.

Os materiais de THz têm uma ampla gama de aplicações. São usados em imagens médicas, triagem de segurança e comunicações. As imagens de THz podem ser usadas para detectar armas escondidas ou explosivos. Segurança THz Que frequência é terahertz? A radiação terahertz refere-se a ondas eletromagnéticas com freqüências na faixa de 1 a 10 THz. Estas ondas encontram-se nas regiões infravermelhas e de microondas do espectro eletromagnético. As ondas terahertz são frequentemente usadas em aplicações de imagem e espectroscopia, pois são capazes de penetrar através de muitos materiais que são opacos à luz visível.

O que são contas de terahertz?

Os grânulos terahertz (THz) são uma classe de ressonadores electromagnéticos (EM) de alta frequência que podem ser usados para gerar, detectar ou modular a radiação EM na gama de THz. Estes ressonadores são normalmente feitos de materiais dielétricos como quartzo, safira ou silício, e têm dimensões na ordem de alguns microns. Devido ao seu pequeno tamanho, os grânulos de THz podem ser usados para criar dispositivos e circuitos miniaturizados de THz.