Definição – o que significa a Teoria do Caos?
A teoria do caos é um campo matemático específico que estuda as propriedades e a previsibilidade de sistemas determinísticos ou sistemas que dependem de um conjunto básico de condições iniciais. A teoria do caos pode modelar esses sistemas de várias maneiras ou tentar fazer determinações matemáticas sobre esses sistemas.
Definirtec explica a Teoria do Caos
A teoria do caos é freqüentemente usada para uma variedade de sistemas do mundo real que são dinâmicos ou determinísticos – que parecem estar se adaptando a certas metodologias preditivas. Sistemas como esses incluem sistemas meteorológicos e climáticos, ou sistemas científicos, como os tipos de sistemas que os físicos podem examinar em um laboratório. Outros tipos de sistemas dinâmicos dependem do comportamento individual de massas de pessoas ou animais. Em geral, todo o universo e a biosfera também são vistos como sistemas relevantes para a teoria do caos – um aspecto da teoria do caos que afirma que pequenas mudanças se propagam ao longo do tempo é chamado de “efeito borboleta”, conforme modelado em clássicos da ficção científica, como Ray “A Sound of Thunder” de Bradbury.
A teoria do caos também pode ser aplicada a sistemas digitais ou de TI em sua representação. Um excelente exemplo são os gráficos fractais, onde um sistema digital modela os resultados da teoria do caos usando fractais coloridos. Na representação visual, os espectadores podem ver alguns dos resultados determinísticos que procedem das condições iniciais, tornando esta uma forma popular de ensinar a teoria do caos em sala de aula.
Os profissionais de TI podem falar sobre como a teoria do caos pode ser aplicada à tecnologia. Um exemplo são as redes de pequenos mundos – alguns profissionais que procuram redes neurais ou outros tipos de redes de pequenos mundos podem ser capazes de aplicar os princípios da teoria do caos.