Definição – o que significa a teoria das filas?
A teoria das filas é o estudo dos sistemas de filas nos quais objetos individuais são processados de forma linear. Esse tipo de processo observacional é útil na engenharia de sistemas de TI e em outros campos.
Definirtec explica a teoria do enfileiramento
Aspectos da teoria das filas envolvem olhar para a origem dos itens na fila, tempos de espera para esses itens, demanda e oferta em termos de entrada e o gerenciamento geral da própria fila. Avaliar um processo de entrada “primeiro a entrar, primeiro a sair” (FIFO) ou “último a entrar, primeiro a sair” (LIFO) é um exemplo de implementação da teoria das filas.
Engenheiros e outros profissionais podem usar a teoria das filas de várias maneiras. Há uma avaliação geral de como os recursos são usados em um sistema de rede, onde o desempenho da CPU pode ser monitorado ou os profissionais podem olhar os tempos de resposta dos processos. Geralmente, a teoria das filas ajuda no gerenciamento do fluxo de trabalho e na identificação de gargalos nos sistemas e, geralmente, melhora o desempenho de TI.