Definição – o que significa a teoria das cores?
A teoria da cor é a aplicação geral dos princípios da cor ao design. Envolve diferentes tipos de sistemas aditivos e subtrativos de cores que definem uma paleta de cores a ser usada online, digitalmente ou impressa. A teoria da cor aborda a gama completa e o espectro de cores possíveis, agrupando-as de maneiras que ajudam os designers a alcançar os resultados finais ou a compreender melhor como as diferentes cores estão relacionadas.
Definirtec explica a teoria da cor
Os sistemas de cores aditivas e subtrativas na teoria das cores usam um conjunto de cores primárias básicas para construir outras cores. Um dos mais comuns é o sistema RGB, que usa vermelho, verde e azul em várias quantidades para obter toda a gama de cores do espectro. Outro sistema popular usado na impressão envolve o uso de quatro cores – ciano, magenta, amarelo e preto, para misturar cores por meio de um sistema de cores subtrativas.
Além desses sistemas, a teoria da cor também é útil na avaliação de elementos de cor, como luminosidade, saturação e matiz. A manipulação dessas características fornece o espectro de cores usado na computação e design modernos.
Muito da teoria da cor que é usada no mundo atual da tecnologia da informação é baseada no surgimento vibrante de modelos de cores sofisticados que aconteceram na década de 1990 quando sistemas como VGA ou super VGA gráficos substituíram os sistemas primitivos das décadas de 1970 e 1980, que eram monocromático ou limitado a certas cores básicas. Com o advento de novos sistemas operacionais e novas tecnologias digitais para renderizar imagens em uma tela de exibição, a teoria da cor se tornou uma parte muito maior do que é feito na computação digital. Isso também levou ao uso de valores hexadecimais para representar cada cor no espectro, um sistema que ainda hoje é popular em HTML e outras linguagens de programação.