Definição – o que significa Try / Catch Block?
“Try” e “catch” são palavras-chave que representam o tratamento de exceções devido a erros de dados ou de codificação durante a execução do programa. Um bloco try é o bloco de código no qual ocorrem exceções. Um bloco catch captura e trata as exceções de bloco try.
A instrução try / catch é usada em muitas linguagens de programação, incluindo linguagem de programação C (C ++ e C #), Java, JavaScript e Structured Query Language (SQL).
Definirtec explica o bloco Try / Catch
Try define um bloco de instruções que podem lançar uma exceção. Quando ocorre um tipo específico de exceção, um bloco catch captura a exceção. Se uma exceção não for tratada por blocos try / catch, a exceção escalará através da pilha de chamadas até que a exceção seja detectada ou uma mensagem de erro seja impressa pelo compilador.
Um bloco try / catch também pode ser aninhado com uma ou mais instruções try / catch. Cada instrução try possui uma instrução catch correspondente para tratar a exceção. Se a instrução try interna de uma exceção não tiver uma instrução catch correspondente, os manipuladores de captura subsequentes da instrução try serão verificados. Este processo continua até que todas as instruções try internas sejam verificadas para uma instrução catch correspondente. Se uma instrução catch não corresponder, o sistema de tempo de execução tratará da exceção.
Os exemplos de blocos Try / catch incluem:
- Um bloco try seguido por um bloco catch
- Um bloco try seguido por um ou mais blocos catch
- Um bloco try seguido por outro bloco try e então seguido por um bloco catch correspondente