Definição – o que significa tempo médio entre reparos (MTBR)?
O tempo médio entre reparos (MTBR) é uma das várias métricas relacionadas que ajudam a fornecer informações sobre a confiabilidade operacional de produtos e sistemas de TI. O MTBR é frequentemente definido como o tempo médio do calendário operacional entre os reparos necessários para um determinado produto ou conjunto de produtos.
Definirtec explica o tempo médio entre reparos (MTBR)
O tempo médio entre reparos está intimamente relacionado a alguns outros termos de benchmarking semelhantes, como o tempo médio entre a falha (MTBF), bem como o tempo médio entre a manutenção (MTBM) e o tempo médio entre as mudanças. Todas essas métricas funcionam de maneiras semelhantes, mas todas estão sujeitas a alguma interpretação e a maioria carece de uma definição padrão que seja universalmente aplicada. Isso gera muita confusão em relatórios de consumidores que incluem MTBF ou métricas semelhantes.
Para o MTBR especificamente, o protocolo para esta medição parece contar as instâncias necessárias de reparos durante um determinado período de tempo e dividir o último número pelo primeiro. O tempo médio entre reparos difere do MTBF porque o MTBF normalmente conta apenas quanto tempo um produto opera antes da falha, enquanto o MTBR incluiria inerentemente o tempo gasto no reparo, o que pode fazer uma grande diferença no resultado final.
Ao examinar o MTBR e os termos relacionados, é muito importante saber como cada um desses termos é usado em qualquer setor e contexto. A forma como o MTBR é usado em algumas análises de TI, por exemplo, pode ser significativamente diferente de como é usado em um contexto industrial para equipamentos como bombas e outras máquinas, ou como é usado internamente para fins de avaliação de manutenção em um empresa particular.