Definição – o que significa tempo de inatividade planejado?
O tempo de inatividade planejado é um período de tempo durante o qual as operações de TI são restritas para implementar atualizações, reparos e outras mudanças. Ao contrário dos tipos mais catastróficos de tempo de inatividade, o tempo de inatividade planejado ocorre quando os planejadores reservam um determinado período de tempo para encerrar ou restringir as operações.
Definirtec explica o tempo de inatividade planejado
O tempo de inatividade planejado geralmente é contrastado com o tempo de inatividade não planejado, em que problemas da máquina ou outras dificuldades técnicas encerram ou restringem as operações. A capacidade de planejar o tempo de inatividade é valiosa, já que os usuários podem ser informados com antecedência e podem planejar atividades em torno de uma interrupção, em vez de serem pegos no meio de uma mudança nas operações.
Os especialistas apontam que existem protocolos para o tempo de inatividade planejado que podem ajudar a fornecer mais clareza e informações para usuários humanos de tecnologia e, em alguns casos, tecnologias de usuários indiretos, como web crawlers. Codificar páginas da Web de uma forma que mostre o tempo de inatividade planejado temporário é um exemplo de prática recomendada em torno desse tipo de mudança necessária de status.