Definição – o que significa tempo de CPU?
O tempo de CPU é a quantidade exata de tempo que a CPU gastou processando dados para um programa ou processo específico.
Os programas e aplicativos normalmente não usam o processador 100% do tempo em que estão sendo executados; parte desse tempo é gasto em operações de E / S e na busca e armazenamento de dados na RAM ou dispositivo de armazenamento. O tempo de CPU é apenas quando o programa realmente usa a CPU para realizar tarefas como fazer operações aritméticas e lógicas.
O tempo de CPU também é conhecido como tempo de processamento.
Definirtec explica o tempo de CPU
O tempo de CPU é a medida do tempo em que os dados estão sendo trabalhados pelo processador e é usado como um indicador de quanto processamento é necessário para um processo ou de quão intensivo é a CPU de um processo ou programa.
Dependendo do cenário de uso, 100% do tempo de uso da CPU por um determinado período pode ser ruim ou bom. Pode ser bom se o objetivo era usar a CPU integralmente entre os programas ou ruim porque pode indicar que um processo está rodando em um loop infinito ou que determinado processo não está otimizado.
O tempo de CPU exigido por programas e processos costuma ser minúsculo, frações de segundo, razão pela qual muitos programas podem ser executados ao mesmo tempo, mas ainda assim conseguem sua vez na CPU.
Cada um recebe uma quantidade específica de tempo ou intervalo de tempo para acessar a CPU. Por exemplo, se um programa acessa a CPU por um segundo a cada cinco segundos, seu tempo total de CPU no intervalo de um minuto é de 12 segundos.