Definição – O que significa televisão aérea (OTA)?
A televisão sem fio (OTA) é uma categoria de transmissão de televisão que faz uso de sinais de televisão transferidos por ondas de rádio de estações de televisão. A televisão pelo ar recebe as ondas de rádio com a ajuda de um receptor de TV que possui uma antena. A televisão pelo ar era a única maneira de receber sinais de televisão até os anos 1950. Com o advento da televisão a cabo e via satélite, a exibição de transmissões televisivas pelo ar diminuiu significativamente.
A televisão aberta também é conhecida como televisão aberta ou televisão terrestre.
Definirtec explica Over-The-Air Television (OTA)
A televisão sem fio é a primeira tecnologia usada para transmissão de televisão, com a primeira transmissão ocorrendo em Washington DC em 1927. Para ver as transmissões de televisão sem fio, é necessária uma antena. Nos primeiros dias da transmissão, os consumidores frequentemente precisavam ajustar a antena para cada canal para obter uma boa recepção. No entanto, a qualidade da recepção variou bastante e algumas transmissões sofreram com imagens difusas.
Os sinais aéreos também podem ser obstruídos por montanhas, árvores altas ou edifícios. As condições climáticas também podem impedir os sinais aéreos. A televisão pelo ar tem uma vantagem significativa em comparação com outras formas de transmissão (como cabo ou satélite): é gratuita. A única despesa envolvida neste tipo de exibição é a televisão e equipamentos relacionados. Com equipamentos baratos e baixos preços de televisão, muitos consumidores em todo o mundo ainda acham a maneira mais fácil de acessar a televisão.
A partir de 2009, todas as transmissões nos Estados Unidos foram obrigadas a ser digitais e a transmissão analógica foi interrompida. A alta qualidade dos sinais de transmissão digital ajudou a televisão over-the-air a recuperar alguma popularidade.