Definição – o que significa telepatologia?
A telepatologia é a prática da ciência da patologia à distância ou remotamente. É uma área da telemedicina que é feita através do uso de diferentes tecnologias de telecomunicações, a fim de distribuir dados como dados patológicos ricos em imagens e relatórios médicos para diferentes locais e colegas para estudo remoto e para chegar a um diagnóstico da doença.
Definirtec explica telepatologia
A telepatologia é a prática do diagnóstico médico por meio da transmissão digital de dados patológicos. Avanços recentes na tecnologia de telecomunicações e na Internet tornaram mais fácil e rápido compartilhar dados médicos entre colegas em diferentes localizações geográficas. O procedimento médico real, como uma biópsia, pode ser feito em um local e, em seguida, as amostras são cortadas, ampliadas, digitalizadas e enviadas digitalmente para colegas remotos. Pode até ser feito em tempo real durante uma operação para obter um diagnóstico imediato.
As categorias de telepatologia incluem:
- Sistema baseado em imagens estáticas – como o nome sugere, esse sistema depende muito de imagens obtidas por equipamentos médicos especiais que podem ampliar a amostra ou fornecer outros tipos de imagens médicas, como raios-X e tomografias computadorizadas.
- Sistema de lâmina virtual – Este sistema permite que lâminas de espécimes de patologia sejam digitalizadas; as imagens de alta definição resultantes são então transmitidas.
- Sistema em tempo real – Este sistema permite que instrumentos ou equipamentos médicos, por exemplo, um microscópio controlado por robô, sejam controlados remotamente por um operador, permitindo-lhe ajustar o dispositivo como se estivesse disponível localmente.