Definição – o que significa teleoperação?
Teleoperação é o termo técnico para a operação de uma máquina, sistema ou robô à distância. A distância envolvida pode variar de milhões de quilômetros, como em aplicações espaciais, a centímetros, como em microcirurgia ou em micro-aplicações. As teleoperações geralmente consistem em tecnologia na qual um robô remoto é controlado por um operador humano.
A teleoperação também é conhecida como operação remota.
Definirtec explica a teleoperação
As teleoperações têm sido usadas em áreas onde o controle manual não é viável, é muito caro ou perigoso.
Existem três classificações principais usadas para distinguir as vastas áreas de teleoperação:
- Controle de malha fechada
- Teleoperação coordenada
- Controle de supervisão
No controle em malha fechada ou teleoperação direta, com a ajuda de sinais analógicos e também de feedback em tempo real, o operador controla os atuadores do dispositivo. Atrasos na técnica de loop fechado costumam ser mínimos. Na teleoperação coordenada, o operador tem controle semelhante sobre os atuadores como no controle de malha fechada, no entanto, há um controle interno adicional conhecido como malha remota. Os loops remotos fecham os loops de controle que o operador considera difíceis de controlar devido a atrasos. Nenhuma autonomia é possível na extremidade remota. No controle de supervisão, a maior parte do controle está situada na lateral do teleoperador. O operador geralmente monitora e fornece comandos de alto nível, enquanto o teleoperador executa algumas partes das tarefas de forma autônoma.
A teleoperação tem uma ampla gama de aplicações, como maquinário industrial, cirurgia remota, sistemas de entretenimento e tecnologia de drones.