Definição – o que significa telemedicina?
A telemedicina se refere a recursos, estratégias, métodos e instalações que ajudam médicos ou outros profissionais médicos a trabalhar remotamente para consultar, diagnosticar e tratar pacientes. Por meio de grandes avanços em tecnologia, como rede sem fio e computação em nuvem, eficiência de armazenamento de dados, complexidade de software de registros médicos eletrônicos, etc., a telemedicina está se tornando um aspecto muito mais viável da medicina moderna.
Definirtec explica telemedicina
Na telemedicina, médicos, enfermeiras ou técnicos podem comparecer por videoconferência para consultar os pacientes. Eles podem operar equipamentos cirúrgicos ou outros dispositivos robóticos de um local remoto. Eles podem ditar ou enviar resultados de testes de um escritório doméstico. O que todos eles têm em comum é que o conceito de telemedicina permite uma assistência médica e um trabalho médico mais versáteis em um nível virtual, ou seja, à distância física.
Parte do conceito por trás da telemedicina é que ela permite que os médicos atendam melhor as comunidades rurais onde os consultórios médicos são escassos. Os especialistas apontam que elementos da Lei de Assistência Acessível e a reforma da assistência médica promoveriam o uso da telemedicina no futuro, para introduzir eficiências na assistência médica moderna. Os fabricantes estão construindo uma gama de equipamentos e serviços que apoiariam a telemedicina na prática, à medida que os métodos auxiliados por tecnologia continuam a melhorar o atendimento em todo o mundo.