Definição – o que significa celular?
Um telefone celular é um dispositivo portátil sem fio que permite aos usuários fazer e receber chamadas. Embora a primeira geração de telefones celulares pudesse apenas fazer e receber chamadas, os telefones celulares de hoje fazem muito mais, acomodando navegadores da web, jogos, câmeras, reprodutores de vídeo e sistemas de navegação.
Além disso, enquanto os telefones celulares costumavam ser conhecidos principalmente como “telefones celulares” ou telefones celulares, os telefones celulares de hoje são mais comumente chamados de “smartphones” por causa de todos os serviços extras de voz e dados que oferecem.
Definirtec explica telefone celular
Os primeiros telefones celulares, conforme mencionado, eram usados apenas para fazer e receber ligações e eram tão volumosos que era impossível carregá-los no bolso. Esses telefones usavam RFID primitivo e sistemas sem fio para transportar sinais de um terminal PSTN cabeado.
Posteriormente, os telefones celulares pertencentes à rede Global System for Mobile Communications (GSM) tornaram-se capazes de enviar e receber mensagens de texto. Conforme esses dispositivos evoluíram, eles se tornaram menores e mais recursos foram adicionados, como o serviço de mensagens multimídia (MMS), que permitia aos usuários enviar e receber imagens.
A maioria desses dispositivos com capacidade para MMS também estava equipada com câmeras, o que permitia aos usuários tirar fotos, adicionar legendas e enviá-las a amigos e parentes que também tinham telefones com capacidade para MMS.
Junto com os recursos de mensagens de texto e câmeras, os telefones celulares passaram a ser fabricados com capacidade limitada de acesso à Internet, conhecida como “serviços de dados”. Os primeiros navegadores de telefone eram proprietários e permitiam o uso de apenas uma pequena subseção da Internet, permitindo que os usuários acessassem itens como previsão do tempo, notícias e atualizações esportivas.
Eventualmente, os fabricantes de telefones começaram a projetar esses telefones para acessar toda a Internet, e os webmasters para todos os tipos de negócios, escritórios do governo e outros detentores de domínio começaram a fazer sites responsivos ao acesso por telefones celulares. A tendência, chamada de “design responsivo”, mudou a cara da Internet, com as transações por telefone celular representando uma parcela maior das vendas de comércio eletrônico e outras atividades.
Redes e acesso
Um telefone móvel normalmente opera em uma rede celular, que é composta por sites de celular espalhados por cidades, zonas rurais e até mesmo regiões montanhosas. Se um usuário estiver localizado em uma área onde não há sinal de nenhuma estação de celular pertencente ao provedor de rede celular que ele assinou, as chamadas não podem ser feitas ou recebidas nesse local.
No entanto, as redes celulares utilizadas para telefones móveis, agora chamadas de “smartphones” quando abrangem design moderno, também evoluíram. Ao mesmo tempo, as redes utilizadas pelos smart também evoluíram.
Em primeiro lugar, a rede de telecomunicações 4G foi pioneira em um sistema de transmissão totalmente para a Internet usando coisas como arranjos de antenas inteligentes e “telas” de rede ponto a ponto. Embora ainda seja chamado de “rede celular”, o 4G dependia da transmissão IP, em vez da comutação do circuito telefônico tradicional, o que levava a certas eficiências de recepção e transmissão.
Agora, um modelo dominante chamado 5G está sendo desenvolvido em todo o mundo. O sistema 5G usa ondas de frequência mais altas e uma estrutura celular mais próxima, o que muda o estilo de rede e promete maior largura de banda para os usuários.
No lado dos dispositivos, à medida que as empresas continuam a produzir smartphones mais novos, dois sistemas operacionais importantes surgiram. Os sistemas operacionais Apple e Android são instalados na maior parte dos novos smartphones de vários fabricantes.
Com essas duas plataformas de sistema operacional, tornou-se rotina para os engenheiros construir centenas de diferentes tipos de funcionalidade em smartphones modernos por meio do design de aplicativos móveis ou “aplicativos”. As lojas de aplicativos facilitam a compra e o uso desses diversos aplicativos.