Tele-saúde

Definição – o que significa telessaúde?

Telessaúde é o ato ou processo de prestação de cuidados de saúde, geralmente por meio de informação e educação, por meio do uso de tecnologia de comunicação, como a Internet, videoconferência, streaming de mídia e comunicação terrestre e sem fio. Ele engloba um amplo conjunto de tecnologia, conforme mencionado, para fornecer serviços médicos, de saúde e educação virtuais. Também se aplica ao diagnóstico e monitoramento clínico tradicional feito por meio de tecnologia à distância.

Definirtec explica Telehealth

A telessaúde é comumente definida como o ato de troca remota de dados entre um paciente e um profissional de saúde, a fim de auxiliar no diagnóstico e acompanhamento de um paciente com uma condição que necessite de atenção constante, de modo a permitir que o paciente viva sua / seu cotidiano sem um profissional de saúde estar constantemente ao seu lado. Isso geralmente é realizado por meio de uma tecnologia nova, porém experimental, que monitora a condição do paciente e, em seguida, envia os dados do paciente aos médicos em tempo real. A definição acima também é considerada como um campo de escopo menor e mais definido denominado telemedicina, que gira principalmente em torno da interação remota entre um paciente e um profissional de saúde, mas ainda é considerado como estando em telessaúde geral.

A telessaúde também é usada para descrever a ampla variedade de processos que usam a tecnologia para fornecer diagnóstico e gerenciamento de saúde para pacientes diretamente ou para representar profissionais de saúde que estão interagindo diretamente com os pacientes na forma de informações, consultas e educação geral.

A telessaúde inclui os seguintes campos e ações:

  • Aconselhamento
  • Saúde doméstica
  • Terapia Física e Ocupacional
  • Odontologia
  • Monitoramento e tratamento de doenças crônicas
  • Gestão de Desastres
  • Educação do consumidor e profissional