Definição – O que significa tela sensível ao toque?
Uma tela de toque é uma tela de computador que funciona como um dispositivo de entrada. Quando uma tela de toque é tocada por um dedo ou caneta, ela registra o evento e o envia a um controlador para processamento.
Uma tela de toque pode conter imagens ou palavras que o usuário pode tocar para interagir com o dispositivo.
Definirtec explica a tela de toque
Uma tela de toque tem duas vantagens principais. Primeiro, permite que os usuários interajam diretamente com o que é exibido, ao invés de indiretamente com um ponteiro controlado por um mouse ou touchpad. Em segundo lugar, não requer o uso de um dispositivo intermediário. As telas sensíveis ao toque podem ser conectadas a computadores ou redes como terminais. Eles também desempenham um papel proeminente no design de aparelhos digitais, como o assistente digital pessoal (PDAs), dispositivos de navegação por satélite, telefones celulares e videogames.
Como um evento de tela de toque é registrado depende da tecnologia inerente da tela de toque. As três principais tecnologias de tela de toque são:
- Resistiva: Esta tela possui uma fina camada metálica que é condutora e resistiva, de forma que o toque resulta em uma mudança na corrente elétrica enviada ao controlador. Prós: mais acessível, não danificado por poeira ou água, responde ao dedo ou caneta. Contras: apenas 75% de clareza e suscetível a danos por objetos pontiagudos.
- Onda acústica de superfície (SAW): Ondas ultrassônicas passam pela tela. Tocá-la resulta na absorção de parte da onda, registrando a posição do toque, que é enviada ao controlador. Prós: Responde ao dedo ou à caneta. Contras: pode ser danificado por poeira ou água.
- Capacitivo: esta tela é revestida com um material eletricamente carregado. Tocá-lo causa uma mudança na capacitância, o que permite que a localização seja determinada e enviada ao controlador. Prós: Não é danificado por poeira ou água e tem alta clareza. Contras: deve ser tocado apenas com o dedo – uma caneta não pode ser usada.
Existem outras tecnologias de tela de toque menos comuns. Esses incluem:
- Tecnologia de sinal dispersivo: introduzida em 2002 pela 3M, os sensores detectam energia mecânica durante um toque. Algoritmos complexos interpretam os dados para determinar a localização e os dados são enviados aos controladores. Prós: durabilidade, não afetada por elementos, excelente clareza e dedo ou caneta podem ser usados. Contras: após o toque inicial, o sistema não consegue detectar um dedo ou caneta sem movimento.
- Reconhecimento de pulso acústico: este sistema foi lançado em 2006 pela divisão Elo da Tyco International. Ele usa transdutores localizados ao redor da tela para transformar a vibração em energia elétrica por meio de algoritmos que determinam a localização. Prós: Boa durabilidade e clareza, resistente aos elementos e adequado para telas grandes. Contras: Não é possível detectar um dedo imóvel.
- Infravermelho: detecta o toque por meio de uma série de diodos emissores de luz (LEDs) e pares de fotodetectores na borda da tela. Prós: Nenhum dano por elementos, um dedo ou uma caneta podem ser usados, altamente duráveis com alta clareza.
- Imagem óptica: sensores de imagem (câmeras) colocados na borda da tela captam luzes infravermelhas pretas no lado oposto da tela. Prós: Escalonável, versátil, acessível e pode ser usado para telas grandes.