Definição – O que significa Display de Cristal Líquido (LCD)?
Um display de cristal líquido (LCD) é um tipo de tecnologia de display que faz uso de cristais líquidos que abrem ou fecham quando estimulados por uma corrente elétrica. Esses cristais líquidos são a base da tecnologia LCD.
LCD é considerado uma grande inovação em dispositivos de exibição e é freqüentemente usado em eletrônicos tradicionais como fornos de microondas, laptops, smartphones e televisores. A tecnologia LCD é preferida a outras tecnologias de exibição porque é mais leve, mais fina e usa menos energia.
Definirtec explica a tela de cristal líquido (LCD)
A tecnologia de cristal líquido começou essencialmente em 1888, quando Friedrich Reinitzer descobriu a natureza cristalina do colesterol extraído da cenoura. Em 1972, o primeiro painel de display de cristal líquido de matriz ativa foi produzido pela Westinghouse em Pittsburgh e, em 2008, os televisores LCD foram distribuídos globalmente e continuam substituindo ativamente os modelos de tubos de raios catódicos.
Os cristais líquidos são feitos de moléculas complexas. Assim como a água, eles mudam seu estado de sólido para líquido, dependendo da temperatura a que estão expostos. Quando no estado líquido, as moléculas se movem, mas provavelmente formam uma linha em uma determinada direção, permitindo que reflitam a luz. Os cristais são dispostos em uma matriz com grupos de três cristais das cores vermelho, verde e azul, formando um segmento conhecido como pixel. Grupos de pixels podem formar números, letras ou formas e são organizados em colunas ou linhas. A luz polarizada é permitida ou bloqueada, pois os cristais líquidos são ligados e desligados individualmente.