Definição – O que significa Tela de Cristal Líquido de Matriz Ativa (AMLCD)?
Uma tela de cristal líquido de matriz ativa (AMLCD) é um tipo de tela plana que usa tubos de raios catódicos, normalmente com menos de 4 polegadas de espessura. É comumente usado em dispositivos móveis e televisores. Uma matriz ativa inclui:
- Altas taxas de atualização
- Folhas de polarização
- Células de cristal líquido
- Transistor de filme fino (TFT)
Comparada a uma matriz passiva, a matriz ativa possui uma imagem de maior qualidade, um tempo de resposta mais rápido, sem “trailers” ou imagens duplas e uma exibição mais ampla de cores. AMLCD também consome menos energia.
Definirtec explica a tela de cristal líquido de matriz ativa (AMLCD)
O termo matriz ativa se refere aos capacitores ativos na exibição de uma tela. Os capacitores controlam cada pixel individual, resultando em um tempo de resposta mais rápido e uma imagem mais nítida. Uma exibição de matriz passiva requer a alteração de uma linha inteira de pixels para modificar um único pixel, causando tempos de resposta lentos e trailers.
Uma matriz ativa tem a capacidade de exibir imagens em movimento rápido com o uso de transistores de filme fino (TFTs) e capacitores. Um TFT tem um transistor para cada pixel em uma tela, permitindo que a corrente elétrica seja desligada e ligada em uma taxa mais rápida. Esta ação exibe uma imagem mais clara, especialmente com imagens em movimento e evita os trailers que são comuns com exibições de matriz passiva.
Em termos mais básicos, um LCD de matriz ativa oferece suporte individual para cada pixel, resultando em uma exibição de imagem mais brilhante e colorida. O AMLCD basicamente substituiu a matriz passiva e pode ser encontrado na maioria dos PCs, notebooks e TVs LCD.