Definição – o que significa Web inteligente?
A web inteligente, também frequentemente chamada de Web 3.0, envolve a ideia de que as páginas, sites e aplicativos da World Wide Web continuarão imbuídos de inteligência artificial. Isso contrasta a Web 3.0 com a Web 2.0 – o sistema atual de aparelhos da Web altamente interconectados, mas não muito artificialmente inteligentes.
Definirtec explica Intelligent Web
Algumas das bases da web inteligente já foram estabelecidas – com protocolos como JSON e a web semântica, existe um esqueleto de sistema para compartilhar dados e gerenciar repositórios de dados de novas maneiras. Ao mesmo tempo, a inteligência artificial e o aprendizado de máquina estão reinventando o software. A nuvem e o software como serviço estão trazendo esses aplicativos para a web. Portanto, é apenas uma questão de tempo até que muitas dessas tecnologias sejam combinadas, produzindo web design inteligente.
Os especialistas têm ideias diferentes sobre como será a web inteligente ou Web 3.0 – no entanto, um consenso geral é que a interface mudará. Em vez de ser um ambiente passivo em que os usuários “navegam na web”, os aplicativos da web serão mais proativos, mais funcionais e mais capazes de conversar com os usuários. Parte do design da web inteligente espelha os tipos de recursos de ficção científica que os humanos atribuíam aos robôs desde os anos 1970 ou 1980. Em geral, o processamento natural da fala e outras tecnologias nos trarão interfaces radicalmente diferentes que também farão parte da web inteligente e outros avanços importantes.
Esta definição foi escrita no contexto da Web 3.0