Definição – o que significa tecnologia limpa?
Tecnologia limpa é um termo geral para tecnologia que visa reduzir a dependência de recursos não renováveis e promover a sustentabilidade. Essa ideia é promovida por grupos como a Clean Technology Trade Alliance, uma agência global com interesse em tornar o mundo de TI de amanhã mais eficiente em termos de energia e menos desperdiçador.
Definirtec explica tecnologia limpa
Os problemas relacionados à tecnologia limpa podem incluir a obtenção da energia necessária para manter um ambiente de hardware, incluindo servidores, estações de trabalho e outras partes integrantes da infraestrutura tecnológica de uma empresa ou organização. Por exemplo, mudar uma fonte de energia de carvão ou outros combustíveis fósseis para algo como energia solar ou hidrelétrica pode ser descrito como uma iniciativa de tecnologia limpa. Na verdade, em muitos casos, o termo se refere à energia solar e outras alternativas que alguns vêem como projetos de energia renovável com alto potencial futuro nos mercados globais. Alguns especialistas acrescentam que o uso do termo “tecnologia limpa” ou “tecnologia limpa” também pode implicar um programa orientado para o mercado com um incentivo financeiro.
Outros aspectos da tecnologia limpa envolvem a redução da pegada de carbono geral de uma operação, reduzindo a energia necessária para sustentá-la. Os recursos de hardware de economia de energia podem ajudar, assim como as decisões de alto nível sobre quais aspectos de uma operação são vitais para atender aos interesses primários de uma organização. A tecnologia limpa continuará a ser uma questão importante na comunidade de TI à medida que governos e empresas consideram os custos do alto consumo de energia.