Tecnologia cognitiva

Definição – o que significa tecnologia cognitiva?

A tecnologia cognitiva é um campo da ciência da computação que imita as funções do cérebro humano por vários meios, incluindo processamento de linguagem natural, mineração de dados e reconhecimento de padrões. Espera-se que tenha um efeito drástico na maneira como os humanos interagem com a tecnologia nos próximos anos, principalmente nas áreas de automação, aprendizado de máquina e tecnologia da informação.

Definirtec explica tecnologia cognitiva

A tecnologia cognitiva é um subconjunto do campo mais amplo da inteligência artificial, que pode ser considerada um subconjunto da biomimética. Embora a inteligência artificial tenha sido objeto de pesquisa por muito tempo, a tecnologia cognitiva evoluiu principalmente a partir da internet (principalmente da web e da nuvem).

Uma inovação notável que se tornou emblemática da tecnologia cognitiva é o supercomputador Watson da IBM, que tem uma taxa de processamento de 80 teraflops que usa para essencialmente “pensar” tão bem quanto (ou melhor que) o cérebro humano. A tecnologia cognitiva também foi aplicada no setor empresarial, talvez de forma mais famosa com o serviço de streaming de mídia Netflix, que a usa para gerar recomendações de usuários (uma função que contribuiu amplamente para o sucesso da empresa).