Definição – O que significa Advanced Technology Extended (ATX)?
Advanced Technology Extended (ATX) é um fator de forma de placa-mãe usado para sistemas de PC.
O ATX foi introduzido pela primeira vez em 1995 pela Intel. Foi um design evolutivo construído no modelo anterior de Tecnologia Avançada (AT), melhorando o contorno do case, a fonte de alimentação e a placa-mãe. Com um melhor uso de espaço e recursos, o ATX rapidamente se tornou o fator de forma padrão para a maioria dos novos sistemas de PC.
Hoje, a indústria aceita o fator de forma ATX como padrão. No entanto, um fator de forma completamente diferente chamado Balanced Technology Extended (BTX) está se tornando predominante. Não é compatível com ATX.
Definirtec explica Advanced Technology Extended (ATX)
O formato ATX foi uma grande mudança em relação ao design da placa-mãe AT e se tornou o formato padrão para a maioria dos novos sistemas porque melhorou o suporte para dispositivos de E / S e tecnologia de processador, tornando muito mais fácil adicionar ou remover componentes. ATX também era mais econômico do que os fatores de forma anteriores.
Módulos na placa-mãe ATX são projetados para trabalhar juntos de forma mais eficiente devido ao posicionamento mais ideal de cada componente. Com o drive e a fonte de alimentação colocados em um local mais funcional, a placa-mãe fica mais fácil de conectar. Ao reduzir o comprimento dos cabos da placa-mãe, a possibilidade de dados corrompidos e interferência eletromagnética (EMI) são reduzidas.
Um recurso adicional da placa-mãe ATX é a posição da ventoinha da fonte de alimentação. O ar é soprado diretamente no processador e nas placas de expansão para melhorar o resfriamento e reduzir o ruído.
Um atributo ATX adicional é o switch ou recurso de soft power. O soft switch é controlado pelo sistema operacional, que desliga suavemente a energia quando o sistema é desligado por meio do botão liga / desliga. Ao usar o botão liga / desliga para desligar sistemas mais antigos, a energia é desligada abruptamente, geralmente causando erros durante a reinicialização e colocando um estresse adicional na placa-mãe.
Existem muitas versões avançadas do ATX que foram desenvolvidas desde sua introdução.