Tecnologia aprimorada intel speedstep (eist)

Definição – O que significa Enhanced Intel Speedstep Technology (EIST)?

A Enhanced Intel SpeedStep Technology (EIST) é uma tecnologia de gerenciamento térmico e de energia desenvolvida pela Intel. O EIST foi introduzido como um meio de permitir alto desempenho e, ao mesmo tempo, atender às necessidades de economia de energia de um sistema de computador móvel.

Essencialmente, o EIST acelera a velocidade do clock de uma unidade de processamento central (CPU) durante os períodos que exigem demanda mínima. Em seguida, ele traz a velocidade do clock de volta ao seu potencial máximo quando exigido pela carga. Isso permite que um computador economize energia quando há menos para processar, mas ainda assim obtenha alto desempenho quando a demanda for alta.

Esta tecnologia está disponível em processadores da marca Core.

Definirtec explica a tecnologia Enhanced Intel Speedstep (EIST)

A versão anterior não aprimorada do SpeedStep alternou a frequência e a voltagem entre os níveis baixo e alto em resposta a uma carga atual do processador. EIST se baseia nisso usando as seguintes estratégias:

  • Separando as mudanças de freqüência e tensão, em que a tensão aumenta ou diminui em pequenos incrementos separadamente das mudanças na freqüência. Por causa disso, o processador é capaz de reduzir a indisponibilidade do sistema devido à mudança de frequência. Essa técnica permite que o sistema alterne entre os estados de tensão e frequência com mais frequência, melhorando o equilíbrio entre potência e desempenho.
  • Particionamento e recuperação de clock, em que o clock do barramento funciona continuamente, mesmo durante as transições de estado. Ele continua em execução mesmo quando o clock principal e o loop de bloqueio de fase são interrompidos. Isso permite que a lógica permaneça ativa mesmo quando algumas das partes da CPU estão atualmente paradas.

O EIST reduz a latência inerente à mudança do par tensão-frequência (estado P), permitindo assim que essas transições ocorram com mais frequência. Isso permite uma comutação mais granular e baseada na demanda e pode otimizar o equilíbrio entre potência e desempenho, com base nas demandas dos aplicativos.