Definição – o que significa tecnodeterminismo?
O tecnodeterminismo é uma teoria reducionista criada por um sociólogo americano, Thorstein Veblen, que afirma que a melhoria dos valores culturais e da estrutura social da sociedade é impulsionada pela tecnologia que possui. Os avanços tecnológicos como um todo se tornaram um aspecto-chave que influencia a mudança e a história. Outros tecnodeterministas incluem Clarence Ayes, John Dewey e William Ogburn.
O tecnodeterminismo também é conhecido como determinismo tecnológico.
Definirtec explica o tecnodeterminismo
Alguns acreditam que a forte influência da tecnologia em vários aspectos da sociedade se baseia principalmente em quanto a tecnologia é e pode ser usada. Os proponentes do tecnodeterminismo acreditam que a tecnologia é a base de todas as atividades humanas. A teoria tem se caracterizado como uma forma de identificar os avanços tecnológicos como um dos principais motores dos processos de mudança social. Segundo o sociólogo Claude Fischer, essa teoria é uma abordagem de “bola de bilhar” em que a tecnologia é retratada como a força externa que causa uma sucessão de efeitos de ricochete.
O determinismo tecnológico é visto e classificado como determinismo rígido e determinismo suave.
- Determinismo rígido: a tecnologia é vista estritamente como uma força poderosa e influente atuando para controlar a atividade social. A sociedade se organiza para atender às necessidades de tecnologia, cujo resultado está além do controle da sociedade.
- Determinismo Suave: a tecnologia é vista como uma força orientadora que ajuda na evolução da sociedade, mas as pessoas ainda têm a chance de tomar decisões com base no resultado.