Definição – O que significa Softkey?
Uma tecla de função é uma tecla em um dispositivo que pode ter funções sensíveis ao contexto ou programáveis pelo usuário, mas geralmente significa apenas que tem mais de uma função. Ao contrário das letras do teclado e das teclas numéricas dos telefones celulares, que não podem ser reprogramadas e, portanto, são consideradas teclas físicas, as teclas programáveis podem mudar de função. Um exemplo de teclas programáveis é a função do teclado ou as teclas F, que possuem diferentes funções especializadas dependendo do aplicativo e do contexto.
Definirtec explica Softkey
As teclas programáveis são encontradas em muitos dispositivos e são um recurso essencial para tornar o dispositivo mais personalizável e amigável. Por exemplo, os telefones celulares anteriores ao surgimento dos smartphones geralmente tinham duas teclas programáveis localizadas acima das teclas de chamada e cancelamento, que serviam a finalidades diferentes dependendo do aplicativo ou menu atual. Às vezes, uma das teclas era usada para excluir e outras vezes para navegação posterior. Alguns telefones celulares até tornaram essas teclas programáveis pelo usuário, onde poderiam atuar como atalhos para abrir um aplicativo específico no telefone.
Como alternativa, as teclas de função adquiriram um novo significado no mundo dos dispositivos com tela sensível ao toque. Às vezes, eles são usados para se referir ao software ou ao teclado da tela sensível ao toque. Os fabricantes se referem a eles como “teclados de soft key”, aludindo à sua natureza como teclas geradas por software em vez de serem reprogramáveis. Mas, por causa da abertura dos sistemas operacionais móveis para desenvolvedores, as teclas de um telefone podem se tornar teclas de função por meio de aplicativos de terceiros, como aqueles que transformam as teclas de volume ou o botão liga / desliga no botão do obturador da câmera.