Taxa de transferência de dados (dtr)

Definição – O que significa Taxa de Transferência de Dados (DTR)?

Uma taxa de transferência de dados (DTR) se refere à velocidade na qual um dispositivo ou componente de rede pode enviar e receber dados. Isso também pode ser referido como taxa de transferência, embora a taxa de transferência de dados se aplique especificamente a fluxos de dados digitais. A transferência de dados geralmente é medida em megabytes por segundo, embora outras medidas também possam ser usadas.

O DTR é importante na avaliação de vários dispositivos e tecnologias. Em geral, a taxa de transferência de dados reflete mudanças e melhorias nas tecnologias digitais, onde sistemas mais novos, como a eletrônica de estado sólido, resultaram em taxas de transferência de dados muito mais altas em apenas algumas décadas.

Definirtec explica a taxa de transferência de dados (DTR)

Embora a taxa de transferência de dados possa ser medida em unidades diferentes dependendo da situação, o DTR pode ser calculado com a fórmula:

DTR = D ÷ T

Onde:

DTR = Taxa de transferência de dados
D = Quantidade de Dados
T = Tempo

É importante distinguir uma taxa de transferência de dados de uma capacidade de armazenamento de dados, onde medidas semelhantes podem ser aplicadas. Também é importante visualizar a taxa de transferência de dados para um determinado dispositivo ou tecnologia no contexto. Certos fatores podem causar gargalos nas velocidades de transferência de dados, incluindo a fonte de dados, carga nos processadores ou resultados de sistemas multiuso alocando uma certa quantidade de capacidade para qualquer processo. Isso significa que um dispositivo pode não ter uma taxa de transferência de dados prática conforme anunciado, sem que certas condições-chave sejam implementadas.