Taxa de transferência

Definição – o que significa taxa de transferência?

A taxa de transferência é uma métrica padrão usada para medir a velocidade com que os dados ou informações viajam de um local para outro. Geralmente é expresso em bits ou bytes por segundo, com o prefixo mudando para acomodar o tamanho variável dos dados sendo transferidos, como “quilo”, “mega” ou “giga”. A taxa de transferência geralmente depende da tecnologia que está sendo usada para a transferência.

Definirtec explica a taxa de transferência

A taxa de transferência geralmente está relacionada aos dados, como na taxa de transferência de dados (DTR), que geralmente está ligada a uma tecnologia específica, como o tipo de rede e a infraestrutura de comunicação em uso. Novas tecnologias, como 4G e LTE, têm melhores taxas de transferência de dados em comparação com as mais antigas (por exemplo, 3G e 2G).

Essa métrica também é usada para tecnologias que lidam com armazenamento de dados exclusivamente, como discos e matrizes de disco e clusters. A taxa de transferência de discos depende da velocidade de rotação do disco e da precisão do cabeçote de leitura / gravação, enquanto para unidades de estado sólido, a taxa de transferência depende da eficiência da tecnologia flash. Para matrizes de armazenamento e clusters, a taxa de transferência leva em consideração a conectividade de rede entre cada nó do cluster, portanto, a taxa de transferência serve como a taxa de transferência do sistema.

A taxa de transferência pode ser calculada com a seguinte fórmula:

TR = D ÷ T

Onde:

TR = Taxa de Transferência
D = Quantidade de Dados
T = Tempo (geralmente segundos)