Definição – o que significa taxa de preenchimento?
A taxa de preenchimento se refere ao número de pixels que uma placa de vídeo pode renderizar ou gravar na memória a cada segundo. É medido em megapixels ou gigapixels por segundo, que é obtido multiplicando a frequência do clock da unidade de processamento gráfico (GPU) pelo número de operações raster (ROPs). GPUs com taxas de preenchimento mais altas são capazes de exibir vídeo em resoluções e taxas de quadro mais altas em comparação com GPUs com taxas de preenchimento mais baixas.
Não existe um padrão para calcular e relatar a taxa de preenchimento, então as empresas criaram suas próprias maneiras de calculá-la. Alguns multiplicam a frequência do clock pelo número de unidades de textura, enquanto outros multiplicam a frequência pelo número de pipelines de pixel. Seja qual for o método, o cálculo produz um valor teórico que pode ou não representar totalmente o desempenho no mundo real.
Definirtec explica a taxa de preenchimento
A taxa de preenchimento é uma classificação de desempenho da GPU que corresponde à sua capacidade de renderizar pixels e produzir vídeo de alta qualidade. A taxa de preenchimento real depende de vários fatores, incluindo outro hardware do sistema e até mesmo drivers. A taxa de preenchimento foi usada como um indicador de desempenho no passado, mas conforme a tecnologia da GPU muda, o mesmo ocorre com os indicadores de desempenho.
A complexidade de uma cena pode ser aumentada com o overdrawing de pixels, que acontece quando um objeto é desenhado sobre outro, cobrindo-o. Essa complexidade é um desperdício porque um dos objetos está obscurecido da vista. Quando a cena é mais complexa do que a taxa de preenchimento pode suportar, a taxa de quadros cairá, causando falhas visuais.