Definição – O que significa Taxa de bits variável (VBR)?
Uma taxa de bits variável (VBR) é um método de codificação usado principalmente em comunicações e computação para obter uma qualidade de áudio aprimorada em comparação com a proporção do tamanho do arquivo. Dependendo da natureza do áudio, a taxa de bits é continuamente alterada durante o processo de codificação para atingir o VBR.
O VBR é mais comumente usado na transmissão de dados compactados de áudio e vídeo, como videoconferência.
Definirtec explica a taxa de bits variável (VBR)
Usar o método de taxa de bits variável (VBR) tem vantagens e desvantagens.
As vantagens do VBR são as seguintes:
-
Comparado a uma taxa de bits constante (CBR), o VBR produz uma melhor relação qualidade-espaço para o mesmo tamanho de arquivo.
-
Os bits disponíveis são usados para codificar de forma mais flexível e precisa os dados de áudio ou vídeo.
-
Bits mais altos são usados em passagens mais difíceis de codificar e mais baixos em passagens menos exigentes.
As desvantagens do VBR são as seguintes:
-
O processo de codificação requer mais tempo.
-
O processo VBR é mais complexo e, portanto, mais suscetível a erros.
-
A compatibilidade de hardware pode ser um problema.
Os tipos de codificação VBR incluem:
-
Codificação VBR baseada em qualidade: o foco está em um nível de qualidade específico para o fluxo de mídia e não na taxa de bits. Essa codificação também garante que o arquivo gerado tenha uma qualidade consistente. No entanto, como essa codificação não pode fornecer os critérios de tamanho e largura de banda necessários, pode não ser adequada para aqueles com memória ou largura de banda restrita, como reprodutores de mídia portáteis.
-
Codificação VBR irrestrita: faz uso de duas passagens de codificação. Como o CBR, a codificação VBR irrestrita usa uma taxa de bits específica, que é usada como uma taxa de bits média. A principal vantagem da codificação VBR irrestrita é a capacidade de fornecer a mais alta qualidade para o fluxo compactado, enquanto permanece dentro de uma largura de banda assumível.
-
Codificação VBR restrita: permite a especificação de uma taxa de bits máxima e mínima. Usando os valores máximos, o codec determina e compacta os dados.