Definição – O que significa Tabela de Decisão (DETAB)?
Uma tabela de decisão é usada para representar a lógica condicional, criando uma lista de tarefas que descrevem as regras de nível de negócios. As tabelas de decisão podem ser usadas quando há um número consistente de condições que devem ser avaliadas e designadas a um conjunto específico de ações a serem usadas quando as condições forem finalmente atendidas.
As tabelas de decisão são bastante semelhantes às árvores de decisão, exceto pelo fato de que as tabelas de decisão sempre terão o mesmo número de condições que precisam ser avaliadas e ações que devem ser executadas, mesmo se o conjunto de ramificações sendo analisado for resolvido como verdadeiro. Uma árvore de decisão, por outro lado, pode ter um ramo com mais condições que precisam ser avaliadas do que outros ramos da árvore.
Definirtec explica a Tabela de Decisão (DETAB)
O objetivo de uma tabela de decisão é estruturar a lógica gerando regras derivadas dos dados inseridos na própria tabela. Uma tabela de decisão lista as causas (condição de regra de negócios) e efeitos (ação da regra de negócios e resultados esperados), que são representados por meio do uso de uma matriz em que cada coluna representa uma combinação única.
Se houver regras dentro de uma empresa que podem ser expressas por meio do uso de modelos e dados, uma tabela de decisão é uma técnica que pode ser usada para fazer isso. Cada linha de uma tabela de decisão coleta e armazena seus dados separadamente e, em seguida, combina os dados com um modelo específico ou customizado para gerar uma regra. As tabelas de decisão não devem ser usadas se as regras em questão não seguirem um conjunto de modelos.