Definição – O que significa Extended Super Frame (ESF)?
Extended Super Frame (ESF) se refere a um padrão de enquadramento T1 que inclui 24 frames de 192 bits cada. O ESF ajuda a estender o superquadro D4 de 12 para 24 quadros. Além disso, a localização do 193º bit é redefinida pelo ESF para adicionar maior eficiência, como temporização e outras funções semelhantes. O ESF é mais útil quando comparado com seu superquadro predecessor, porque o ESF permite as comunicações do link de dados da instalação e a detecção de erros de verificação cíclica de redundância (CRC).
O ESF aprimora significativamente os valores do serviço ao cliente, criando métricas em tempo real sobre eficiência e integridade e desempenho da rede. O ESF às vezes é chamado de enquadramento D5.
Definirtec explica Extended Super Frame (ESF)
Ao contrário dos métodos anteriores de framing de roubo de bits, o ESF é capaz de manter canais de 64 Kbps e usa uma sobrecarga de apenas 8 Kbps para cada 1.544 Mbps de dados do usuário. De uma sobrecarga de 8 Kbps, 4 Kbps é usado para link de dados da instalação, 2 Kbps para enquadramento e 2 Kbps para CRC.
No ESF, a localização de 193 bits é redefinida para servir principalmente a três objetivos:
- Comunicações de manutenção
- Detecção de erro
- Sincronização de quadros
Dentro de um super frame do ESF, existem 24 bits disponíveis para realizar essas funções. Destes, a sincronização é realizada por meio de seis bits, a detecção de erros é realizada por meio de outros seis bits e os 12 bits restantes são usados para comunicações de manutenção.
No enquadramento D4, 12 bits são usados para cada super quadro para realizar a sincronização, enquanto no enquadramento ESF, apenas seis bits são usados para cada super quadro para realizar a sincronização. O enquadramento D4 não inclui nenhuma verificação de erro no nível do link, enquanto o enquadramento ESF implementa um padrão de verificação de redundância cíclica (CRC) de seis bits para garantir que o quadro recebido não tenha erros de bit.
Além disso, os 12 bits atribuídos às comunicações de manutenção fornecem ao canal de comunicações de manutenção uma capacidade de 4,000 bps. Isso permite que os operadores do centro de controle de rede examinem os dispositivos remotos para obter informações sobre o desempenho do link. O ESF usa os “bits roubados” para executar a sinalização dentro da banda. O ESF usa quatro quadros para cada super quadro para realizar esse tipo de sinalização.