Supercondutor

Definição – o que significa supercondutor?

Um supercondutor é qualquer material que pode conduzir eletricidade sem resistência. Na maioria dos casos, materiais como elementos ou compostos metálicos oferecem alguma resistência à temperatura ambiente, mas oferecem menos resistência a uma temperatura conhecida como sua temperatura crítica. O transporte de elétrons de um átomo para outro geralmente é feito por esses certos materiais após atingir a temperatura crítica, tornando o material supercondutor. Os supercondutores são usados ​​em muitos campos, como ciência médica e imagem por ressonância magnética.

Definirtec explica supercondutor

Muitos materiais precisam estar em um estado de energia muito baixa para serem supercondutores. A pesquisa moderna está focada no desenvolvimento de compostos que podem ser supercondutores em altas temperaturas. Existem duas categorias de supercondutores: tipo I e tipo II. Um supercondutor tipo I é composto de elementos condutores tradicionais que têm uma temperatura crítica variando de 0.000325 K a 7.8 K na pressão padrão. Alguns supercondutores do tipo I precisam de alta pressão para atingir o estado supercondutor. Mercúrio, chumbo, enxofre e alumínio são alguns exemplos de supercondutores do tipo I.

Os supercondutores do tipo II são compostos principalmente de ligas metálicas e compostos que se tornam supercondutores em temperaturas mais altas em comparação com os supercondutores do tipo I. No entanto, os mecanismos envolvidos em como o aumento da temperatura resulta na supercondutividade para esses materiais ainda não são totalmente compreendidos. Ao contrário dos supercondutores do tipo I, os supercondutores do tipo II podem ser penetrados com um campo magnético.