Definição – o que significa supercomputador?
Um supercomputador é um tipo de computador que possui a arquitetura, os recursos e os componentes para obter um poder de computação massivo. Os supercomputadores de hoje consistem em dezenas de milhares de processadores que são capazes de realizar bilhões e trilhões de cálculos ou computações por segundo.
Definirtec explica supercomputador
Os supercomputadores são projetados principalmente para serem usados em empresas e organizações que exigem grande poder de computação. Um supercomputador incorpora princípios arquitetônicos e operacionais de processamento paralelo e em grade, onde um processo é executado simultaneamente em milhares de processadores ou é distribuído entre eles. Embora os supercomputadores abriguem milhares de processadores e exijam um espaço físico substancial, eles contêm a maioria dos componentes principais de um computador típico, incluindo processador (es), dispositivos periféricos, conectores, sistema operacional e aplicativos.
Em 2013, o IBM Sequoia é o supercomputador mais rápido até hoje. Possui mais de 98,000 processadores que permitem processar a uma velocidade de 16,000 trilhões de cálculos por segundo.