Supercapacitor

Definição – O que significa Supercapacitor?

Um supercapacitor é um tipo de capacitor que pode armazenar uma grande quantidade de energia, normalmente 10 a 100 vezes mais energia por unidade de massa ou volume em comparação com os capacitores eletrolíticos. É preferível às baterias devido ao seu carregamento mais rápido e simples, e entrega de carga mais rápida.

Um supercapacitor também é conhecido como ultracapacitor ou capacitor eletrolítico de camada dupla.

Definirtec explica Supercapacitor

Um supercapacitor é semelhante a um capacitor, exceto pela área maior de suas placas e pela menor distância entre essas placas. As placas são metálicas, embebidas em eletrólitos e separadas por um isolante muito fino. Uma dupla camada elétrica é criada no supercapacitor à medida que cargas opostas são formadas em ambos os lados do separador quando as placas são carregadas. Isso resulta em um supercapacitor com maior capacitância. Em outras palavras, a combinação de placas e a maior área de superfície efetiva permite que um supercapacitor tenha maior capacitância e maior densidade de energia. Ao contrário de uma bateria, um supercapacitor tem um ciclo de vida ilimitado, com pouco desgaste no uso de longo prazo. Assim, pode ser carregado e descarregado um número ilimitado de vezes.

Um supercapacitor tem muitas vantagens. Ele pode fornecer alta potência e permitir altas correntes de carga devido à sua baixa resistência. Seu mecanismo de carregamento é simples e rápido e não está sujeito a sobrecargas. Comparado a uma bateria, um supercapacitor tem excelente desempenho de carga e descarga em alta e baixa temperatura. Também é altamente confiável e tem baixa impedância.

Um supercapacitor tem certas limitações, incluindo seu alto custo e a alta autodescarga envolvida. Além disso, ao contrário de uma bateria normal, tem baixa energia específica e seu uso de todo o espectro de energia é dificultado pela tensão de descarga linear.

Por causa de suas propriedades, os supercapacitores são usados ​​em muitas aplicações. Eles são amplamente implantados para fornecer energia e preencher lacunas de energia. Eles são um substituto para as baterias em certas configurações, como em dispositivos sem bateria.