Definição – o que significa superalocação?
A superalocação geralmente se refere a situações em que os recursos são alocados em níveis excessivos. No contexto de TI, os recursos geralmente se referem a recursos de hardware ou software, como capacidade de processamento, memória, gerenciamento de dados, largura de banda ou outras especificações. No entanto, outro uso muito comum do termo envolve recursos para os quais muitos trabalhos foram alocados, por exemplo, um processador que está lidando com um número excessivo de comandos de trabalho.
Definirtec explica a superalocação
Os profissionais de TI usam ferramentas e estratégias, como o nivelamento de recursos, para lidar com problemas de superalocação, como trabalhos com intervalos de tempo sobrepostos ou o agrupamento impróprio de recursos em uma rede.
Um excelente exemplo de superalocação que precisa de calibração cuidadosa está na virtualização. Em um sistema de virtualização, o hardware físico é particionado em componentes virtuais. Recursos como memória e capacidade de processamento devem ser alocados com precisão. Quaisquer desvios resultam em ineficiência ou colocam muitas demandas em um ponto do sistema, como um determinado processador. Os profissionais de TI precisam olhar atentamente para um sistema e observá-lo cuidadosamente para ver se a alocação é eficiente e precisa.