Super-rede

Definição – o que significa Supernet?

Uma super-rede é criada combinando várias redes ou sub-redes de protocolo da Internet (IP) em uma rede com um único prefixo de roteamento entre domínios sem classes (CIDR). A nova rede combinada tem o mesmo prefixo de roteamento que a coleção de prefixos das sub-redes. O procedimento usado para criar uma super-rede é comumente chamado de super-rede, agregação de rota ou resumo de rota. A super-rede permite que as organizações modifiquem o tamanho da rede e minimizem a grande necessidade de dispositivos de roteamento de rede, combinando várias rotas independentes. Também ajuda a conservar o espaço de endereço e ajuda o roteador a armazenar com eficácia as informações de roteamento e minimizar a sobrecarga de processamento, ao mesmo tempo que combina as rotas. Supernetting suporta o esquema de codificação de endereço CIDR, permitindo que as entradas da tabela de roteamento sejam reduzidas.

Definirtec explica Supernet

Supernetting simplifica as decisões de roteamento de rede e economiza espaço de armazenamento nas tabelas de rota. Durante a super-rede, os bits de dados são emprestados da ID da rede e alocados à ID do host. Uma rede maior e mais complicada pode impedir que outros roteadores façam alterações topológicas, portanto, uma super-rede melhora a velocidade de convergência e permite um ambiente melhor e mais estável. Supernetting requer o uso de protocolos de roteamento que ajudam a suportar o CIDR. Os outros protocolos – Interior Gateway Routing Protocol, Exterior Gateway Protocol e Routing Information Protocol versão 1 – não suportam a transmissão de informações de máscara de sub-rede.

Os identificadores de rede usados ​​na super-rede podem ter qualquer comprimento. Isso permite que as organizações personalizem o tamanho da rede com base em seus requisitos. Por exemplo, dois blocos da classe C podem ser super-redes para um total de aproximadamente 500 endereços. O recurso de agregação de rota da super-rede pode ser usado para agrupar informações de roteamento para várias redes ou hosts em uma rota “resumida”.

O conceito de super-rede inclui algumas desvantagens, a mais notável das quais é a complexidade do CIDR em comparação com um sistema de endereçamento classful e a necessidade de novos protocolos de roteamento que suportem o CIDR. A capacidade de personalizar o comprimento do identificador de rede também torna mais difícil para os administradores de sistema diferenciar entre um identificador de host e um identificador de rede. Para resolver esse problema, uma nova forma de escrita de endereço IP chamada notação de barra, ou CIDR, foi desenvolvida.