Definição – o que significa divisão de disco?
A segmentação de disco é uma técnica na qual vários discos menores atuam como um único disco grande. O processo divide grandes dados em blocos de dados e os espalha por vários dispositivos de armazenamento. A segmentação de disco fornece a vantagem de bancos de dados extremamente grandes ou grandes espaços de tabela de tabela única usando apenas um dispositivo lógico.
Definirtec explica a divisão de disco
A segmentação de disco permite um gerenciamento de recursos mais fácil, pois os backups precisam apenas tratar de volumes lógicos únicos, ao contrário de outros casos em que vários volumes são usados. A distribuição de disco também permite a distribuição de E / S por vários discos. Para grandes aplicativos que usam várias centenas de gigabytes ou terabytes de armazenamento em disco, a segmentação de disco é uma das melhores técnicas a serem usadas. A segmentação do disco é executada de maneiras diferentes nos sistemas de armazenamento. A segmentação de disco é intolerante a falhas sem paridade.
A segmentação de disco está disponível em dois tipos principais:
- A segmentação de um único usuário usa grandes blocos de dados e melhora o desempenho, permitindo transferências paralelas de vários discos em uma única estação de trabalho de usuário.
- O striping multiusuário, por outro lado, melhora o desempenho em um ambiente multiusuário ao sobrepor operações de leitura em diferentes unidades de disco.
Uma das maiores vantagens da segmentação de disco é o desempenho superior. No entanto, há uma desvantagem com a segmentação de disco: baixa resiliência. Se um dos vários discos travar, todos os dados podem ser perdidos, a menos que um array de alta confiabilidade com recursos de hot swap seja usado.