Streaming media é multimídia que é constantemente recebida e apresentada a um usuário final enquanto é entregue por um provedor. O verbo “to streaming” refere-se ao processo de entrega ou obtenção de mídia desta forma; o termo refere-se ao método de entrega da mídia, e não à mídia em si, e é uma alternativa ao download de arquivos, um processo em que o usuário final obtém o arquivo inteiro para o conteúdo antes de assisti-lo ou ouvi-lo.
Uma vantagem da mídia streaming é que ela permite que o usuário comece a assistir ou ouvir o conteúdo antes que ele seja completamente descarregado. Esta é uma vantagem distinta sobre a descarga de ficheiros, onde o utilizador deve esperar que o ficheiro inteiro seja descarregado antes de poder começar a aceder ao conteúdo.
O Streaming media é frequentemente utilizado em conjunto com um media player, tal como um navegador web, media player ou servidor de mídia. O termo “streaming media player” refere-se a um player que pode reproduzir streaming media, seja a partir de um computador local ou de um servidor remoto. Qual é a diferença entre streaming e internet? A principal diferença entre streaming e internet é que o streaming é um processo em tempo real enquanto a internet é um processo de comunicação. Quando fazemos streaming, estamos recebendo dados continuamente, e se a conexão com a internet for perdida, o stream será interrompido. No entanto, com a internet, estamos enviando e recebendo dados em pacotes, portanto, se a conexão for perdida, os dados ainda podem ser transferidos.
Quais são as vantagens e desvantagens do streaming ao vivo? As vantagens do streaming ao vivo são que ele permite a interação em tempo real entre a emissora e os telespectadores, é mais envolvente que as formas tradicionais de mídia, como televisão ou rádio, e pode ser acessado por qualquer pessoa com conexão à internet. As desvantagens do streaming ao vivo são que pode ser caro e demorado produzir conteúdo ao vivo de alta qualidade, e há sempre o risco de que questões técnicas perturbem a transmissão.
Porque é que as pessoas utilizam os serviços de streaming?
Há muitas razões pelas quais as pessoas podem usar os serviços de streaming. Algumas pessoas podem usá-los para ver filmes ou programas de TV, enquanto outras podem usá-los para ouvir música. Algumas pessoas podem usá-los para se manterem actualizadas sobre as últimas notícias, enquanto outras podem usá-los para encontrar coisas novas e interessantes para ver ou ouvir. Seja qual for o motivo, os serviços de streaming oferecem uma maneira conveniente e acessível de consumir conteúdo multimídia.
Como funciona o streaming media?
Quando você faz streaming media, você está essencialmente abrindo uma conexão a um servidor que está hospedando o arquivo de mídia e depois transferindo esse arquivo para o seu computador em tempo real. O arquivo de mídia é normalmente armazenado em um formato comprimido para economizar em largura de banda e tornar possível o streaming.
O primeiro passo é abrir uma conexão ao servidor. Isto é feito usando um protocolo como HTTP ou RTSP. Uma vez aberta a conexão, o servidor enviará uma pequena quantidade de dados para o seu computador para iniciar o processo de streaming.
A seguir, o seu computador começará a descarregar o ficheiro multimédia a partir do servidor. O arquivo será baixado em pequenas partes e reproduzido imediatamente, dando a ilusão de um fluxo contínuo.
Se estiver a fazer streaming de vídeo, o vídeo será descomprimido e exibido no seu ecrã à medida que é descarregado. Se estiver a fazer streaming de áudio, o áudio será reproduzido através dos seus altifalantes à medida que é descarregado.
Você precisará de uma conexão rápida com a Internet para transmitir o vídeo sem problemas. Se a sua conexão for muito lenta, o arquivo de mídia não será baixado rápido o suficiente para acompanhar a reprodução, e você verá uma reprodução agitada ou pausas freqüentes.
Porque é que o streaming é tão popular?
Há uma série de razões pelas quais o streaming é tão popular. Primeiro, é uma forma muito conveniente de consumir a mídia. Você pode assistir ou ouvir o conteúdo streaming em qualquer lugar onde você tenha uma conexão de internet, e você não precisa se preocupar em baixar ou armazenar arquivos.
Segundo, o streaming é muitas vezes uma opção mais barata do que a compra ou aluguer de meios de comunicação. Por exemplo, pode ouvir música no Spotify ou Pandora gratuitamente, ou por uma taxa mensal inferior ao custo da compra de CDs. Você também pode assistir programas de TV e filmes na Netflix, Hulu ou Amazon Prime Video por uma mensalidade inferior ao custo de uma assinatura de TV a cabo ou satélite.
Terceiro, o streaming oferece uma seleção muito mais ampla de conteúdo do que as fontes de mídia tradicionais. Por exemplo, a Netflix tem uma enorme biblioteca de filmes e programas de TV, e novos conteúdos são adicionados o tempo todo. Você também pode encontrar uma grande variedade de conteúdos de nicho nos serviços de streaming, como Twitch e Crunchyroll.
Quarto, o streaming é uma ótima maneira de descobrir novos conteúdos. Por exemplo, a Netflix usa algoritmos para sugerir filmes e programas de TV que você pode gostar com base no seu histórico de assistências. E no YouTube, você pode encontrar vídeos recomendados com base nos vídeos que você já assistiu.
Finalmente, o streaming é simplesmente mais divertido e imersivo do que as mídias tradicionais. Por exemplo, você pode interagir com outros espectadores no Twitch, ou usar um fone de ouvido VR para assistir a vídeos do YouTube.