Definição – O que significa Streaming Media?
Fluxo de mídia é o método usado para fornecer elementos de multimídia – geralmente vídeo ou áudio – de um provedor de serviços de fluxo de dados para um usuário final. Ele usa protocolos básicos de HTTP, TCP / IP e HTML.
O streaming oferece mídia como um fluxo contínuo e serial. Ao contrário de outros métodos de download, onde a ordem dos dados não é importante, o streaming de mídia é enviado / recebido de acordo com a disponibilidade. Um exemplo é o compartilhamento P2P, como torrent, em que a mídia de streaming deve ser entregue na ordem correta.
Definirtec explica Streaming Media
A mídia de streaming é usada para transmitir arquivos de mídia pré-gravados, como vídeos e música, mas também pode ser distribuída como parte de uma transmissão ao vivo, como uma reunião na Web ou sessão de tutorial. Um programa cliente com um codec de áudio / vídeo (A / V) é necessário para streaming de mídia. Este programa geralmente é incorporado em outros aplicativos que se conectam à Internet, como um navegador da Web ou reprodutor de mídia e um servidor usado para distribuição de mídia.
Usando o codec, o cliente recebe e converte os dados em tempo real em saída de vídeo e áudio, enquanto salva dados adicionais em um buffer. Se o download for lento e a velocidade de reprodução igualar a velocidade de download, a experiência pode ser instável.
Esse tipo de consumo de mídia disparou no final da década de 1990, quando o mundo foi apresentado a inovações que levaram ao aumento da velocidade da rede e da largura de banda – dois elementos absolutamente essenciais para a funcionalidade adequada de streaming de mídia.
O padrão de fato para streaming de áudio é o RealAudio da Progressive Networks (agora conhecido como RealNetworks), enquanto o streaming de vídeo usa o formato Adobe Flash.