Streaming de aplicativo

Definição – o que significa streaming de aplicativos?

O streaming de aplicativos se refere a um modelo de entrega de software sob demanda que funciona com base no fato de que a maioria dos aplicativos precisa apenas de uma pequena parte de seu código de programação total para operar. Isso indica que não há necessidade de instalar totalmente um programa em uma máquina cliente; no entanto, partes dele podem ser oferecidas pela rede sempre que necessário.

Semelhante aos downloads progressivos em áudio ou vídeo, o streaming do aplicativo é totalmente transparente para o usuário final. O cliente obtém informações suficientes do servidor para acionar o aplicativo, que geralmente é de apenas 10 por cento do aplicativo. Em seguida, o restante é transmitido ao cliente em segundo plano, mesmo quando o usuário final está executando outras tarefas. O streaming de aplicativos usa o Real Time Streaming Protocol (RTSP). É comumente usado junto com a virtualização de desktop.

Definirtec explica o streaming de aplicativos

As vantagens do streaming de aplicativos incluem:

  • O streaming de aplicativos permite que os usuários baixem apenas os recursos de que realmente precisam. Os usuários podem armazenar os outros atributos em um servidor de rede remoto, que pode ser acessado conforme necessário. O streaming de aplicativos evita o uso de aplicativos ou programas desnecessários, que exploram recursos do sistema como velocidade e armazenamento. Isso torna os sistemas muito mais rápidos.
  • Ajuda a alcançar inúmeros usuários com apenas uma única cópia de um aplicativo. Os usuários podem acessar um aplicativo específico em qualquer local usando qualquer máquina, o que é especialmente útil para usuários móveis.
  • Como os usuários exigem apenas uma única cópia do aplicativo, atualizar e gerenciar é simples. Os usuários podem fazer modificações em um servidor remoto, onde podem facilmente entrar e baixar a versão mais recente para seus sistemas.
  • O streaming de aplicativos é econômico graças aos seguintes fatores:
    • Atualização de software: quando uma organização planeja atualizar ou mudar para outra versão do aplicativo, isso pode ser configurado para ser concluído automaticamente sempre que o usuário fizer login.
    • Instalação do software: Como os aplicativos de streaming podem ser fornecidos de um servidor remoto, o usuário só precisa notificar o sistema sobre os requisitos do desktop e uma versão adequada é entregue quando a solicitação é feita da rede.
    • Taxas de licenciamento: o streaming reduz as taxas de licença de software e também as despesas de administração de licenciamento porque não há necessidade de comprar mais e mais licenças.