Steppermotor

Definição – o que significa motor de passo?

Um motor de passo é um tipo de motor CC que funciona em etapas discretas. É um motor sem escova síncrono em que uma rotação completa é dividida em várias etapas. Os dois componentes principais de um motor de passo são o rotor e o estator. O rotor é o eixo giratório e o estator é composto por eletroímãs que formam a parte estacionária do motor. Quando uma tensão DC discreta é aplicada, o motor de passo gira em um ângulo particular denominado ângulo de passo; assim, um motor de passo é fabricado com passos por rotação de 12, 24, 72, 144, 180 e 200, com um ângulo de passo correspondente de 30,15, 5, 2.5, 2 e 1.8. Pode ser operado com ou sem controle de feedback.

Definirtec explica Stepper Motor

Um motor de passo é um tipo particular de motor CC que não gira continuamente. Em vez disso, uma rotação completa é dividida em várias etapas iguais. Um motor de passo consiste em fases, que são várias bobinas organizadas em grupos. Ao aplicar a energia da tensão de entrada a cada fase em uma sequência, o motor de passo gira dando um passo de cada vez. Assim, um motor de passo converte energia elétrica ou um pulso digital de entrada em rotação mecânica do eixo.

Um motor de passo funciona segundo o princípio do eletromagnetismo. Um ímã permanente ou ferro macio é usado como rotor e é cercado por estatores eletromagnéticos. Os pólos do rotor e do estator podem ser dentados. Quando a tensão é aplicada nos terminais, o rotor se alinha com o estator ou se move para ter uma folga mínima com o estator devido ao efeito magnético. Os estatores são energizados em uma sequência e o rotor se move de acordo, dando uma rotação completa que é dividida em um número discreto de etapas com um ângulo de etapa específico.

Os quatro tipos principais de motor de passo são os seguintes:

  • Stepper de ímã permanente
  • Stepper síncrono híbrido
  • Stepper de relutância variável
  • Motor de passo do tipo feito

Um motor de passo é usado em dispositivos que precisam de posicionamento preciso e controle de velocidade. Por se mover em etapas repetíveis precisas, o motor de passo é usado em dispositivos como impressoras 3D, plataformas de câmera, plotters, scanners, etc. E por ter torque máximo em baixas velocidades, o motor de passo também é usado em dispositivos que exigem um baixo Rapidez.

Um motor de passo tem baixa eficiência, pois seu consumo de corrente é independente da carga e consome mais energia do que outros motores CC. Seu torque também é reduzido quando usado em aplicações de alta velocidade. Embora um motor de passo possa operar em sistemas de controle de malha aberta, carece de um sistema de feedback integrado para posicionamento e controle.