Definição – o que significa SQLite?
SQLite é uma biblioteca em processo que implementa um mecanismo de banco de dados SQL transacional independente, de configuração zero e sem servidor. O código-fonte do SQLite existe em domínio público e é gratuito para fins privados e comerciais.
SQLite possui vínculos com várias linguagens de programação como C, C ++, BASIC, C #, Python, Java e Delphi. O wrapper COM (ActiveX) torna o SQLite acessível para linguagens de script no Windows, como VB Script e JavaScript, adicionando recursos aos aplicativos HTML. Também está disponível em sistemas operacionais embarcados como iOS, Android, Symbian OS, Maemo, Blackberry e WebOS devido ao seu tamanho pequeno e facilidade de uso.
Definirtec explica SQLite
SQLite é compatível com atomicidade, consistência, isolamento e durabilidade (ACID). Este sistema de gerenciamento de banco de dados relacional embutido está contido em uma pequena biblioteca de programação C e é parte integrante dos aplicativos baseados no cliente. SQLite usa uma sintaxe SQL dinâmica e executa multitarefa para fazer leituras e gravações ao mesmo tempo. As leituras e gravações são feitas diretamente em arquivos de disco comuns.
Uma biblioteca SQLite é chamada dinamicamente e os programas aplicativos usam a funcionalidade SQLite por meio de chamadas de função simples, reduzindo a latência no acesso ao banco de dados. Esses programas armazenam bancos de dados inteiros como arquivos de plataforma cruzada únicos em máquinas host. Esse design simples é implementado bloqueando todo o arquivo de banco de dados durante uma gravação.
SQLite implementa o padrão SQL-92 para SQL e usa um sistema incomum para sistemas de gerenciamento de banco de dados compatíveis com SQL. Tipos são atribuídos a valores individuais, adicionando flexibilidade às colunas quando vinculados a linguagens de script dinâmicas. O suporte a Unicode completo em SQLIte é opcional.