O SQL Server 2012 é um sistema de gestão de bases de dados relacional (RDBMS) concebido pela Microsoft. Como servidor de base de dados, é um produto de software com a função principal de armazenar e recuperar dados solicitados por outras aplicações de software – que podem ser executados no mesmo computador ou em outro computador através de uma rede (incluindo a Internet). A Microsoft comercializa pelo menos uma dúzia de edições diferentes do Microsoft SQL Server, destinadas a públicos diferentes e para cargas de trabalho que vão desde pequenas aplicações de uma única máquina até grandes aplicações voltadas para a Internet com muitos usuários simultâneos.
SQL Server 2012 foi o primeiro lançamento do SQL Server com capacidades Always On. O Always On oferece alta disponibilidade e recuperação de desastres para bancos de dados do SQL Server 2012. O recurso Always On é uma combinação de três tecnologias: clustering de failover, envio de logs e espelhamento de bancos de dados.
No SQL Server 2012, o Always On é implementado como uma nova funcionalidade chamada Availability Groups. Um Grupo de Disponibilidade é um contentor lógico para um conjunto de bases de dados que devem ser replicados. Um Grupo de Disponibilidade pode conter até quatro réplicas, com cada réplica hospedada em uma instância diferente do SQL Server. Uma réplica é designada como réplica primária, e as outras réplicas são designadas como réplicas secundárias.
As réplicas secundárias podem ser usadas para cargas de trabalho somente leitura, ou podem ser usadas para failover no caso de uma falha na réplica primária.
O SQL Server 2012 também introduziu uma nova funcionalidade chamada Replicação SQL Server. A Replicação do SQL Server é uma tecnologia que permite a replicação assíncrona de dados de uma base de dados do SQL Server para outra. A replicação pode ser usada tanto para alta disponibilidade como para recuperação de desastres. O que é o fim de vida útil do SQL Server? Microsoft SQL Server é um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional desenvolvido pela Microsoft. A partir de 2021, a última versão é o SQL Server 2019.
A Microsoft anunciou que o suporte estendido para o SQL Server 2008 e 2008 R2 terminará em 9 de julho de 2019. Após esta data, não haverá mais atualizações de segurança ou hotfixes lançados para estas versões.
A Microsoft recomenda que os clientes actualizem para uma versão suportada do SQL Server antes da data de fim de vida útil. Os clientes que não podem atualizar antes da data de fim de vida podem adquirir suporte estendido da Microsoft. O suporte estendido inclui atualizações de segurança e hotfixes por um tempo limitado.
Posso baixar o SQL Server de graça? Sim, você pode baixar o SQL Server de graça. No entanto, existem algumas limitações. A versão gratuita do SQL Server é chamada SQL Server Express. É projetado para cargas de trabalho menores, e tem algumas limitações em termos de funcionalidade e desempenho.
Para que serve o SQL Server 2012?
O SQL Server 2012 é um sistema de gestão de base de dados relacional (RDBMS) desenhado pela Microsoft. Como servidor de base de dados, é um produto de software com a função principal de armazenar e recuperar dados solicitados por outras aplicações de software – que podem ser executados no mesmo computador ou em outro computador através de uma rede (incluindo a Internet). O SQL Server 2012 é gratuito? Sim, o SQL Server 2012 é gratuito. No entanto, existem algumas restrições. Por exemplo, você só pode usá-lo para fins de desenvolvimento e teste. Além disso, você não está autorizado a usá-lo para fins de produção.
O Microsoft SQL Server ainda é usado?
Sim, o Microsoft SQL Server ainda é usado. É um sistema de gestão de base de dados relacional (RDBMS) que é usado para armazenar e recuperar dados. O SQL Server é utilizado por organizações de todos os tamanhos, desde pequenas empresas a grandes empresas.