Spoofing

Definição – o que significa spoofing?

O spoofing, em geral, é uma prática fraudulenta ou maliciosa na qual a comunicação é enviada de uma fonte desconhecida disfarçada de fonte conhecida pelo receptor. O spoofing é mais comum em mecanismos de comunicação que carecem de um alto nível de segurança.

Definirtec explica spoofing

A falsificação de e-mail é uma das falsificações mais conhecidas. Uma vez que o SMTP central não oferece autenticação, é simples falsificar e personificar emails. E-mails falsificados podem solicitar informações pessoais e podem parecer ser de um remetente conhecido. Esses emails solicitam que o destinatário responda com um número de conta para verificação. O spoofer de e-mail usa esse número de conta para fins de roubo de identidade, como acessar a conta bancária da vítima, alterar detalhes de contato e assim por diante.

O invasor (ou falsificador) sabe que, se o destinatário receber um email falsificado que parece ser de uma fonte conhecida, é provável que ele seja aberto e atendido. Portanto, um e-mail falsificado também pode conter ameaças adicionais, como Trojans ou outros vírus. Esses programas podem causar danos significativos ao computador, desencadeando atividades inesperadas, acesso remoto, exclusão de arquivos e muito mais.