Spin (RP, marketing) é a criação de uma imagem ou impressão positiva de uma empresa ou produto na mídia. É uma forma de relações públicas. Quais são as três formas de Spin? Existem três formas de spin:
1. Compliance spin: É aqui que uma organização sublinha o seu cumprimento dos regulamentos e códigos de conduta, a fim de desviar as críticas ou evitar sanções.
2. Giro de risco: É aqui que uma organização enfatiza os riscos associados às suas operações, a fim de os minimizar ou desviar as críticas.
3. spin de governança: É aqui que uma organização enfatiza suas boas práticas de governança a fim de desviar as críticas ou evitar sanções.
O que significa girar uma história?
Quando uma empresa ou indivíduo “gira” uma história, eles estão deliberadamente apresentando eventos de uma forma que pretende fazê-los parecer mais favoráveis do que eles realmente são. Isto pode ser feito por uma variedade de razões, tais como para fazer uma empresa parecer mais bem sucedida do que realmente é para atrair investidores, ou para fazer um indivíduo parecer mais competente do que realmente é para conseguir um emprego. Às vezes, girar uma história é feito simplesmente para fazer uma situação parecer mais excitante ou interessante do que ela realmente é. O que é uma festa de giro? Uma festa de giro é um evento onde os funcionários de uma empresa se reúnem para celebrar a conclusão de um projeto ou tarefa de sucesso. A festa geralmente envolve comida, bebida e música, e é uma forma da empresa mostrar o seu apreço pelo trabalho árduo dos seus funcionários.
Porque é que se chama girar?
O termo “spinning” é derivado do processo de criação e gestão de uma teia de informações enganosas ou de outra forma enganosas. O propósito da fiação é influenciar a opinião pública ou as percepções para alcançar um resultado desejado. Isto pode ser feito para ganhos políticos, financeiros ou outros.
A fiação é frequentemente utilizada no contexto das relações públicas, onde também é referida como “spin doctoring”. É usado para fazer uma pessoa, evento ou produto parecer mais favorável do que realmente é. Isto é feito através da apresentação seletiva de fatos e informações de uma forma que seja favorável à pessoa ou coisa que está sendo promovida. O objetivo é criar uma impressão positiva da pessoa ou coisa na mente do público.
A rotação também pode ser usada de forma negativa, para enganar ou informar mal o público deliberadamente. Isto pode ser feito para ganho político ou outro. Por exemplo, um político pode girar uma história na mídia para fazer seus oponentes parecerem maus.
Como se faz girar a verdade?
Não há resposta a esta pergunta, pois depende da situação específica em que você se encontra. No entanto, algumas dicas de como se gira a verdade podem incluir:
– enfatizando os aspectos positivos de uma situação enquanto menospreza os aspectos negativos
– escolhendo selectivamente quais os factos a partilhar para apoiar o seu argumento
– apresentando a sua própria interpretação dos acontecimentos sob uma luz favorável
– usando linguagem persuasiva e apelos emocionais para influenciar as opiniões dos outros
É claro que é importante ter cuidado quando se gira a verdade, pois pode acabar por enganar ou enganar os outros. Em última análise, cabe-lhe a si decidir até onde está disposto a ir para alcançar o resultado desejado.