Spam

Definição – o que significa spam?

Spam refere-se ao uso de sistemas de mensagens eletrônicas para enviar mensagens não solicitadas ou indesejadas em massa.

A dificuldade em impedir o spam é que a economia é muito atraente. Embora a maioria concorde que o spam não é ético, o custo de entregar uma mensagem via spam é quase zero. Mesmo que uma pequena porcentagem dos alvos responda, uma campanha de spam pode ser bem-sucedida economicamente.

Definirtec explica Spam

A forma mais comum de spam é o spam de e-mail, mas o termo também se aplica a qualquer mensagem enviada eletronicamente não solicitada e em massa. Isso inclui: spam de mensagem instantânea, spam de mecanismo de pesquisa, spam de blog, spam de newsgroup Usenet, spam de wiki, spam de anúncios classificados, spam de fórum da Internet, spam de mídia social, spam de fax indesejado e assim por diante.

Alguns especialistas estimaram as entregas de spam em quase sete trilhões em 2011. Infelizmente, os spammers podem ser difíceis de detectar e os números sem dúvida aumentarão. Conforme os países aprovaram leis que proíbem o spam, a tecnologia e as técnicas evoluíram. Enquanto no início dos anos 90 você veria spam originado nos Estados Unidos, a maior parte do spam agora tem origem no exterior. Da mesma forma, mais spam está sendo enviado não de um único local, mas de botnets. Isso abre a porta para ameaças de segurança ainda maiores, já que o spam é usado para ataques maliciosos, como phishing.