O Sistema de Lançamento Espacial (SLS) é uma proposta americana de substituição do vaivém espacial e um veículo de lançamento super-pesado. Ele está sendo projetado por uma equipe de empresas liderada pela Lockheed Martin e Boeing.
O SLS pretende ser um veículo de lançamento reutilizável com uma capacidade de carga útil superior a 130 toneladas métricas (140 toneladas curtas). O design inclui tanto as versões de tripulação como de carga, e está previsto que esteja pronto para lançamento em 2020. O SLS utilizará uma variedade de motores, incluindo tanto propulsores de foguetes sólidos como motores alimentados por líquidos.
O SLS é o sucessor do programa cancelado Constellation, e é actualmente o único programa activo de desenvolvimento de veículos de lançamento dentro da NASA. Se for bem sucedido, o SLS tornar-se-á o veículo de lançamento mais potente alguma vez construído e permitirá que os humanos regressem à Lua e para além dela. O Sistema de Lançamento Espacial é reutilizável? Sim, o Sistema de Lançamento Espacial (SLS) é reutilizável. O SLS foi concebido para ser usado várias vezes e estima-se que cada veículo SLS possa ser usado para lançar até 10 vezes. O SLS também foi concebido para ser remodelado e reutilizado, pelo que pode ser potencialmente utilizado até mais de 10 vezes. O que significa o SLS no espaço? O Sistema de Lançamento Espacial (SLS) é um veículo planeado de lançamento super-pesado que está a ser desenvolvido pela NASA. O sistema de lançamento foi concebido para proporcionar uma capacidade de lançar cargas úteis mais pesadas do que qualquer veículo de lançamento actual, e será o foguete mais potente alguma vez construído. O SLS será capaz de lançar cargas úteis para destinos para além da baixa órbita da Terra, incluindo a Lua e Marte.
O SLS pode ir para Marte? Sim, o SLS pode ir a Marte. No entanto, não há planos actuais para o fazer. O SLS está sendo desenvolvido principalmente como um veículo de lançamento pesado para missões no espaço profundo, incluindo uma potencial missão tripulada a Marte na década de 2030. Contudo, o SLS pode ser usado para lançar missões robóticas a Marte mais cedo se houver necessidade ou desejo de o fazer. Será que o Artemis 1 alguma vez será lançado? Sim, o Artemis 1 está programado para ser lançado em 2020. O Artemis 1 foi adiado? Sim, o Artemis 1 foi atrasado. A data original de lançamento foi marcada para Dezembro de 2020, mas foi adiada para o final de 2021. O atraso deve-se a problemas com o foguete Space Launch System (SLS), que está a ser desenvolvido pela NASA. O SLS tem sofrido vários contratempos, mais recentemente um problema de software que fez com que o foguete falhasse em um teste chave. A NASA está trabalhando para resolver os problemas com o SLS, mas os atrasos têm empurrado o lançamento do Artemis 1.